Como cuidar dos dentes das crianças (Higiene bucal infantil)

O primeiro dentinho do bebê é fofo, não é mesmo? Mas, para que esse, e todos os outros 19 dentes que irão nascer até os três aninhos, continuem lindos e saudáveis, é necessário adotar alguns hábitos de higiene bucal infantil.

Quando os dentinhos começam a aparecer?

O primeiro dente dos bebês surge, em média, aos seis meses. Se até um ano e meio seu filho ainda não tiver apresentado sinais de dentição, então procure um especialista, mas isso é muito raro de acontecer. Normalmente, uma criança tem 20 dentinhos. Até os 3 aninhos, ela já estará com todos eles, que deverão começar a cair por volta dos seis anos (e aí já vai preparando as moedinhas para a “fada do dente”).

Quando começar a cuidar dos dentes?

A preocupação com a higiene bucal infantil é a dúvida de muitos pais. Aconselha-se começar a limpeza logo que o primeiro dentinho começar a aparecer. Após cada alimentação, a limpeza pode ser feita com um pedaço de tecido de algodão umedecido em água filtrada, para remover bactérias que se alojam nos dentes.

Assim que o primeiro dentinho surgir, também é recomendado visitar um odontopediatra, e manter essa rotina a cada seis meses, só por prevenção mesmo. Após os dois anos, a visita ao dentista deve ser regular. Lembre-se sempre de incentivar o seu filho a escovar os dentes, mostrando os benefícios de manter a higiene bucal.

Também é normal nessa fase a famosa coceirinha na gengiva. Ela pode ser amenizada com mordedores, de preferência aqueles que podem ir à geladeira, pois a temperatura fria ajuda a diminuir a circulação sanguínea na região da gengiva da criança.

Como cuidar dos dentes das crianças (Higiene bucal infantil)
Como cuidar dos dentes das crianças (Higiene bucal infantil)

Quando usar a escova?

A escova com creme dental é indicada assim que começarem a aparecer os molares, ou seja, por volta dos 14 meses. Procure a recomendação do odontopediatra para saber qual o melhor tipo de escova e a quantidade certa de pasta para a idade da criança.

Quais problemas a falta de cuidado com os dentes pode causar?

Os problemas mais comuns, que a higiene bucal evita, são: cárie e erosão. A cárie, grande vilã, é causada por microrganismos que vivem na boca, eles metabolizam o alimento e produzem ácidos que causam lesões. Já a erosão é causada pelo consumo excessivo de alimentos industrializados, que corroem o esmalte dos dentinhos e vão causando desgaste dos mesmos.

Além da correta higiene bucal infantil, outros hábitos devem ser foco de atenção quando o assunto for os cuidados dos dentes. Para não ocasionar a famosa mordida aberta, quando os dentes de cima não encostam nos de baixo, o recomendado é evitar mamadeiras e chupetas que não tenham bicos ortodônticos, pois a pressão da sucção pode modificar a posição dos dentes. Quanto a chupar o dedo, procure não deixar a criança desenvolver essa “mania”.