home_img_1504608740820_1504608751269

As férias estão chegando e nesse período é comum que as famílias aproveitem o tempo livre para viajar e conhecer novos lugares. Os destinos mais procurados geralmente possuem praias ou piscinas, mas se um dos membros da família ainda é pequenininho, é preciso ter cuidado redobrado. Por isso, nós separamos algumas dicas super importantes, que certamente vão te ajudar a se preparar para essa folga tão esperada.

Kit de primeiros socorros

Se tem uma coisa que você não pode esquecer na hora de fazer a mala do seu filho (a) é o kit de primeiros socorros. Com a ajuda do pediatra, você pode montar ele de acordo com as necessidades do pequeno (a), mas no geral, eles devem conter:

– Anti-inflamatórios;

– Analgésicos;

– Colírio;

– Algodão;

– Gaze;

– Cotonetes;

– Band-aids;

– Pinças;

– Tesouras;

– Termômetros;

– Álcool;

– Soro fisiológico;

– Mercúrio;

– Repelentes;

– Hidratante;

– Protetor solar.

Segurança

Para começar a viagem com o pé direito, um dos principais cuidados no verão é com a segurança. Por isso, em viagens de carro é primordial usar a cadeirinha apropriada, levando em consideração o tamanho e a idade da criança. Além disso, não esqueça de oferecer água e comida durante o trajeto, principalmente em trechos mais longos.

Praia ou piscina

Quem tem filhos pequenos deve redobrar a atenção nesses lugares! O ideal é sempre acompanhar as crianças quando elas forem entrar na água. Também é importante se certificar sobre a poluição da mesma e controlar o tempo dentro do mar ou piscina, já que o excesso pode causar problemas como otite e infecções de pele.

Um dos principais cuidados no verão diz respeito ao sol! Evite os horários próximos ao meio dia, deixando seu filho (a) exposto até as 10h e depois das 16h (no horário de verão, acrescente uma hora). Também não esqueça de passar o protetor solar pelo menos 15 minutos antes da exposição (lembre-se das orelhas e pés).

Calor

Se vocês estiverem em um lugar muito quente, evite agasalhar demais o pequeno (a). Além disso, tenha cuidado com o ar condicionado, pois ele pode deixar o espaço muito seco. Uma boa alternativa são os ventiladores, mas eles devem estar sempre limpos e nunca voltados diretamente para a criança. E se estiver fazendo muito calor a noite, uma boa ideia é dar banho no seu filho antes de colocá-lo para dormir.

Hidratação

Beber água é sempre fundamental, mas quando o assunto são as crianças, esse se torna um dos principais cuidados no verão. Ofereça água frequentemente para seu filho e também esteja atenta (o) a alguns sintomas como:

– Diarreia ou vômitos há no mínimo 24h;

– Boca seca;

– Irritabilidade;

– Moleza;

– Perda de elasticidade na pele;

– Pouco xixi;

– Olhos fundos.

Esses sintomas podem indicar que o pequeno (a) está com desidratação, que pode ser causada, inclusive, por rota vírus. Se esse for o caso, entre em contato com o pediatra e dê água, sucos naturais e soro caseiro para a criança. Se ainda estiver na fase da amamentação, basta oferecer o peito quando ele (a) pedir.

Alimentação

É preciso ter cuidado com os alimentos que seu bebê vai ingerir, principalmente comidas exóticas, cruas ou muito pesadas. O ideal é manter uma dieta leve, com refeições completas, que inclua frutas, saladas e carnes grelhadas. Doces em excesso também devem ser evitados. E se seu filho tiver algum tipo de alergia, sempre verifique se as comidas que você vai dar a ele não contém as substâncias que o prejudicam.