Pretty woman holding a newborn baby in her arms

É de cortar o coração quando você vê o seu/sua filho(a) chorando por ter cólica, né?! Até porque, na maioria das vezes, a gente não sabe muito bem o que fazer para aliviar essa dor horrível na barriguinha deles…

Nos primeiros meses de vida, infelizmente, é bem comum que os bebês tenham bastante cólica. Isso acontece porque o sistema digestivo ainda é bem sensível e delicado, mesmo que ele(a) esteja sendo alimentado(a) apenas com o leite materno, pois o corpinho ainda está aprendendo a digerir.

Mas será que existem maneiras de aliviar a cólica do bebê? Claro que sim! Separamos algumas dicas bem legais para você, mas lembre-se: antes de aplicá-las, consulte seu pediatra. Veja as dicas do Dengucho abaixo:

Dieta restrita da mamãe

Em alguns casos, pode ser que a cólica do seu neném esteja sendo causada por alguns tipos de alimentos que você mesma está consumindo. Geralmente, as mamães têm que entrar em uma dieta restrita (por exemplo, sem leite e derivados) para que as cólicas parem de acontecer com tanta frequência. Vale a pena se consultar e ver certinho se você precisa disso!

Cuidar após as mamadas

É essencial que, após as mamadas, você coloque o bebê para arrotar, pois ele(a) pode ter engolido ar durante a alimentação, o que pode causar cólicas também.

Massagem na barriguinha

Essa dica você já deve ter ouvido por aí. Massagear a barriguinha do bebê para que aconteça a liberação de gases pode ajudar, e muito! Aplique uma leve pressão na barriga e pronto!

Banho morno e prolongado

Uma outra solução que também adianta bastante para aliviar a cólica, segundo o especialista Hamilton Robledo, pediatra da Rede de Hospitais São Camilo (SP), é dar um banho morno e prolongado no neném, para que ele(a) relaxe. Outra coisa que pode ajudar é colocar na barriguinha uma bolsa de água quente ou fazer compressas com um pano morno mesmo.

Exercícios com as perninhas

Outro jeito de aliviar a cólica do bebê é fazer exercícios dobrando as perninhas dele(a) em direção ao abdômen, de maneira calma e gradual, para ajudar na eliminação dos gases.

Quer saber mais sobre a Denguinho?