child-sneeze2-main-d

Dentre as doenças que podem atingir os pequenos, a gripe ou resfriado estão entre as principais. Mas para tratá-las da melhor forma possível, é essencial diferenciá-las. Pensando nisso, preparamos um post para te ajudar a descobrir qual desses males está prejudicando seu filho (a).

O que são?

Tanto a gripe, quanto o resfriado são doenças respiratórias que podem atingir pessoas de todas as idades. Apesar de serem semelhantes, a gripe é causada pelo vírus Influenza, enquanto o resfriado pode ser transmitido pelo Rinovírus, Coronavírus, Adenovírus, Vírus Sincicial, entre outros.

Quais são as diferenças?

Além da diferença da causa de cada uma dessas doenças, também existem distinções com relação aos sintomas. Por exemplo, enquanto os sinais da gripe aparecem de uma hora para a outra, os do resfriado surgem aos poucos. A duração dos males também é diferente. A gripe permanece geralmente uma semana, já o resfriado passa em no máximo quatro dias.

Sintomas

Os sintomas que aparecem quando a criança está com gripe ou resfriado são os mesmo:

– Febre;

– Dores no corpo;

– Fraqueza;

– Nariz entupido;

– Tosse;

– Dor de garganta;

– Dor de cabeça.

Apesar de serem iguais, eles surgem em intensidades diferentes, sendo sempre mais brandos no resfriado. Além disso, a fraqueza e as dores de garganta e cabeça podem ser que nem apareçam nesses casos. Mas, para ter certeza absoluta de qual é a doença, fique atento (a) a espirros. Eles são comuns em resfriados, mas não na gripe.

Como evitar?

Para evitar que seu filho (a) pegue doenças como gripe ou resfriado, é preciso cuidar principalmente dos hábitos de limpeza. Além disso, você deve manter o ambiente arejado e evitar o contato dele (a) com pessoas que estejam com sintomas dessas enfermidades.

Como tratar?

Para saber a melhor forma de tratamento para o seu bebê, o ideal é consultar ou entrar em contato imediato com o pediatra. Mas, no geral, existem algumas coisas que você pode fazer para reduzir o incômodo dele. Por exemplo, é possível realizar a higiene nasal com soro fisiológico e fazer inalação. Dessa forma, fica mais fácil de eliminar o catarro.

Mas, se os sintomas estiverem incomodando muito, os médicos precisam receitar algum medicamento. Um que é bastante usado nesses casos é o Benegrip Multi, pois sua composição ajuda a reduzir as dores, febre e coriza. Sua indicação é para bebês que já tenham ao menos 2 anos.

Atenção

Se seu filho (a) estiver com resfriado, os riscos de piora da doença são menores. Já na gripe essa tendência aumenta. Porém, em ambos os casos é preciso tomar cuidado. Pois, enquanto o primeiro pode causar bronquite, otite e sinusite, o segundo pode chegar ao ponto de uma pneumonia.

Por isso, independentemente se seu pequeno (a) está com gripe ou resfriado, é preciso entrar em contato com o pediatra o quanto antes, para tomar todos os cuidados necessários, garantindo que ele se recupere logo!