Hora da papinha

A partir dos 6 meses de idade, é recomendado incrementar a dieta dos bebês com papinhas. É normal que a criança não aceite as primeiras colheradas com muita facilidade, já que estava acostumada com o sabor do leite materno e o aconchego do colo da mãe. Para evitar estranhamentos, a dica é investir em papinhas feitas de frutas ou legumes mais “docinhos”, como abóbora e cenoura. Também é indicado não misturar muitos ingredientes, assim o pequeno se acostuma aos poucos com os novos sabores, o que auxilia na construção do paladar da criança.

O ideal é ter em mãos uma grande variedade de receitas. Dessa forma você consegue manter a rotina organizada e oferece diversidade à criança, explorando vários nutrientes. O segredo para acertar o ponto da papinha salgada é adicionar apenas uma pitadinha de sal e não acrescentar temperos com sabor ou cheiro muito forte. Se possível, evite peneirar ou processar os alimentos, o correto é amassar com o garfo para incentivar a mastigação. Perto de completar 1 ano, a criança já pode experimentar arroz, feijão e carne picada, deixando de lado as papinhas.

Para inspirar as mamães de plantão, separamos algumas receitas excelentes para alimentar bem os pequenos! Com muito carinho e paciência, você fará comidinhas deliciosas que serão um sucesso.

PAPINHA DE MANDIOCA COM CENOURA

1/2 colher (café) de óleo de canola (ou azeite de oliva);

1/4 de cebola em cubos;

150 g de músculo em cubos;

100 g de mandioca, lavada e descascada, em cubos;

100 g de chuchu, lavado e descascado, em cubos;

100 g de cenoura, lavada e descascada, em cubos;

2 talos de salsinha com suas folhas, lavados.

Modo de fazer: aqueça uma panela e coloque o óleo de canola. Acrescente a cebola e o músculo. Refogue até dourar. Adicione os demais ingredientes e cubra com 2 xícaras de água. Tampe a panela e cozinhe, em fogo baixo, até que tudo esteja macio. Amasse os ingredientes com um garfo e sirva.

Rendimento: 500 g | Tempo de preparo: 15 minutos

 

PAPINHA DE CARNE, ABÓBORA, BATATA E COUVE

1 colher de sobremesa de óleo vegetal;

1 colher de chá de cebola picada;

2 colheres de sopa de carne moída;

1 batata pequena cortada em cubinhos;

2 colheres de sopa de abóbora cortada em cubos pequenos;

2 colheres de sopa de couve picada.

Modo de preparo: em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida a batata e a abóbora. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a couve e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

Rendimento: 1 ou 2 porções.

 

PUREZINHO DE CHUCHU E CENOURA

1 colher de chá de óleo vegetal;

1 colher de chá de cebola picada;

1/2 chuchu pequeno cortado em cubinhos;

1/2 cenoura pequena cortada em cubinhos.

Modo de preparo: em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola. Acrescente em seguida o chuchu e a cenoura. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Amasse todos os ingredientes com um garfo.

Rendimento: 1 porção.

 

PURÊ DE MAMÃO, LARANJA E AVEIA

1/2 mamão papaia;

2 colheres de sopa de caldo de laranja;

1 colher (sopa) de aveia em flocos finos.

Modo de preparo: tire as sementes do mamão, coloque a polpa em um prato e regue com suco de laranja. Junte a aveia em flocos e amasse.

 

PAPA DOCE DE MAÇÃ, CANELA E IOGURTE

1 maçã pequena;

1 colher de chá de óleo de coco extra-virgem;

3 colheres de sopa de água filtrada;

1 pitada generosa de canela em pó;

1/4 a 1/3 de xícara de iogurte natural integral.

Modo de preparo: rale a maçã no ralo grosso e leve a uma panelinha com o óleo de coco e a água. Em fogo baixo, vá mexendo até a maçã começar a amolecer. Adicione a canela em pó e continue mexendo até o líquido que se formou começar a secar e a mistura ficar bem mole, quase pastosa. Desligue o fogo, junte o iogurte, mexa bem e sirva imediatamente.

 

CREME DE MANGA COM MARACUJÁ

2 mangas maduras;

2 maracujás azedos.

Modo de Preparo: descasque as mangas e corte-as em pedaços. Coloque no liquidificador com a polpa do maracujá passado pela peneira. Bata até obter um creme homogêneo. Em dias quentes, pode servir gelado, se o bebê gostar.