Mais dicas para mães de primeira viagem

Ser mãe é uma das maiores e melhores responsabilidades que existem. Na primeira gravidez, é normal sentir um certo friozinho na barriga ao começar a sentir o peso do cargo. Relaxe! Nós listamos mais algumas dicas para mães de primeira viagem:

Leia também:

5 dicas para mães de primeira viagem

Dicas essenciais para novas mamães

1 – Não encare a maternidade como uma tarefa que vá tomar todo o tempo do seu dia. Separe alguns minutos para você e aceite a ajuda de pessoas nas quais você confia para cuidar do bebê enquanto isso.

2 – Apesar de se sentir mais envolvida, a mãe tem que dar espaço para o pai participar dos cuidados com o filho. Ele precisa fazer parte da rotina, por isso, é importante que ele aprenda a trocar fralda, colocar roupinha, dar banho e etc.

3 – Falando em rotina, ela não deve ser ignorada: os bebês precisam disso, desde que não seja extremamente rígida.

4 – Ao contrário do que muitos pensam, o choro do bebê nem sempre indica que ele está com fome. Ele pode estar irritado com outras coisas, como fralda cheia, calor, cansaço ou desconforto (principalmente quando os primeiros dentinhos estão para nascer).

Com o passar do tempo, muitas mães passam a reconhecer os tipos de choro e relacionar com os motivos certos. Nas primeiras vezes, recomenda-se verificar todas as possibilidades até achar a razão do choro. Importante destacar que se o som for incessante e muito alto, é melhor procurar o pediatra.

5 – Contato físico é importante. É a partir dele que os famosos laços invisíveis entre mãe e filho se estabelecem.

6 – Por isso, aproveite cada momento perto do seu filho. Abrace seu filho, faça carinho, brinque com ele e esteja presente sempre que possível. Afinal, esses anos não voltam.