Maneiras de fazer o bebê parar de chorar

Enquanto a criança está no útero, ela se sente segura, quentinha e confortável. Quando a mãe natureza chama e ela é obrigada a vir para o mundo de fora, tudo é novo. Cheio de sons, cheiros, luzes, sensações e pessoas estranhas, é normal que o bebê comece a cair no choro. Afinal, ele ainda não sabe falar e o choro acaba sendo a forma de comunicar que algo está errado.

O fato é que o bebê não “abre o berreiro” à toa, por isso cabe aos papais manter a calma e confortar o pequeno. O primeiro passo é checar o básico: fralda suja? Sono? Frio? Fome? Se o choro persistir, confira alguns truques que ajudam a fazer o bebê parar de chorar.

Maneiras de fazer o bebê parar de chorar

Embale o bebê

Talvez o método mais clássico, usado por 10 em cada 10 avós, é o de embalar o bebê fazendo “shhhhh”. Esta técnica simula o movimento, de vai-e-vem, que a mamãe fazia quando estava grávida. E o “Shhhhhh” também ajuda, pois é parecido com o som que o bebê escuta quando estava no útero.

Enrole o bebê

Você pode enrolá-lo em uma mantinha. Ele ficará seguro e, surpreendentemente, ainda mais fofo. Se não funcionar, tente colocá-lo de lado, na chamada posição fetal.
maneiras-de-fazer-o-bebe-parar-de-chorar-2

Massageie o bebê

Você também pode tentar uma massagem para fazer o bebê parar de chorar. Comece pelo peito, barriguinha, pernas e bracinhos. Use um óleo especifico para bebês. O contato das mãos com a pele do pequeno relaxa os músculos e propicia a sensação de bem-estar.

Conforte o bebê

É muito normal, principalmente até os cinco meses de idade, a criança sentir desconfortos. Procure manter a calma para passar segurança para o seu filho. Tome-o nos braços, faça movimentos, cante para ele, converse e procure sentir se o choro diminui.
maneiras-de-fazer-o-bebe-parar-de-chorar-4

Fiquem calmos, papais e mamães!

Com o tempo, os pais começam a diferenciar os chorinhos. O importante é deixar de lado o sentimento de incapacidade de acalmar o próprio bebê, principalmente os papais de primeira viagem. Vocês estão se conhecendo ainda, não se cobre tanto e tão cedo.

Mas fique atento

Caso o choro for constante e lamurioso, vale a pena fazer uma visitinha ao pediatra para ver como está a saúde do bebê. Cuidado nunca é demais!