Valores para ensinar às crianças

Vivemos um momento bastante conturbado. Nunca a corrupção, falta de respeito, desvio de caráter e alternância de valores, dentre outras coisas, estiveram tão em alta na mídia. Não sabemos ao certo qual é a causa disso, mas é um alerta aos pais para que fiquem atentos às coisas que estão sendo aprendidas pelos pequenos, seja com os amiguinhos, com programas de TV ou joguinhos na internet, por exemplo.

Um jeito de criar um mundo melhor é preparar as novas gerações para espalhar respeito, amor e bondade. Por isso, separamos uma lista com valores fundamentais que os pais podem e devem ensinar aos filhos a fim de fortalecer o caráter deles.

Este valor serve para todos, mas principalmente para vocês, papais e mamães. Crianças aprendem observando os outros e, mais do que qualquer um, os próprios pais. Então, de nada adianta você ensinar um valor que não pratica. Ou seja, se você quer ensinar generosidade ao seu filho, seja generoso e demonstre isso no dia a dia, dentro e fora de casa. Isso vale para qualquer princípio.
Valores para ensinar às crianças
Ensinar as crianças a fazerem o bem é um importante valor a ser transmitido aos filhos. A bondade não deve ser restrita aos familiares e colegas da escola. O bem deve ser uma máxima: ensine-o a tratar bem um animalzinho, um estranho que passa na rua (nesse caso, desde que seja acompanhado por um adulto) e até mesmo uma plantinha.

É interessante destacar que, apesar do objetivo ser ajudar os outros, os atos também fazem bem a quem os pratica, pois a sensação de fazer diferença no dia de alguém é muito agradável.

Valores para ensinar às crianças
Mostre a ele que, para ganhar respeito, é necessário respeitar o próximo. Isso inclui não gritar com os outros, passar na frente, bater, etc. O respeito deve ser estendido a todos, sem distinção de gênero, cor, religião ou qualquer outra característica física, mental, espiritual ou social. Ensine-o a respeitar o diferente: cada um tem gostos, vontades e pensamentos próprios, individuais, e ninguém é melhor que o outro por causa disso.
Valores para ensinar às crianças
Desde pequeno, ensine à criança o valor da responsabilidade. Mostre que escolhas possuem consequências, delegue tarefas e ensine o que acontece caso ela não as cumpra. Por exemplo, se ela esquecer de dar comidinha ao cachorro, o animal sentirá fome; se não regar a plantinha, ela vai secar; se não recolher os brinquedos, alguém pode tropeçar e se machucar. São pequenas lições que ensinam desde cedo que os atos geram consequências e que a criança deve sempre tomar cuidado com o que lhe compete.
Valores para ensinar às crianças
Talvez este seja o valor que a humanidade mais demanda atualmente. A honestidade é um sentimento ético, necessário para a convivência com ou outros e com a sociedade. Do pequeno ato ao grande, faça seu filho entender a importância de praticar a honestidade e as consequências geradas caso ele não aja honestamente.
Valores para ensinar às crianças
Ensine os seus pequenos a valorizar as amizades e a saber escolher bem os amigos, ficando longe de más influências. Afinal, bons amigos serão responsáveis por lembranças felizes e fundamentais para a vida dele; contudo, assim como uma flor, é necessário zelar pelo relacionamento, regando com carinho e respeito.

O amor é um sentimento que, na maioria das vezes, é ensinado sem que os pais percebam. Desde o nascimento, os pais costumam traduzir o amor em atenção, carinho e cuidado. Isso permanece pelo resto da vida: a necessidade de amar e ser amado. Mas é igualmente importante que os pais verbalizem o sentimento com o delicioso “eu te amo”. A partir disso, ele terá a base e saberá como amar outras pessoas. Então, em outras palavras, não tenha medo de demonstrar amor pelo seu filho; por consequência, ele fará o mesmo com as pessoas ao redor.

Valores para ensinar às crianças