shutterstock_397630249

Quem já passou por isso, tira de letra; quem não passou, fica com muitas dúvidas na cabeça. O parto normal, apesar de ser o mais antigo, ainda gera boatos e lendas. E agora? No que acreditar? A seguir, tiramos várias dúvidas sobre o parto normal para que você, futura mamãe, se sinta mais calma em relação a tudo isso.

“Me disseram que a lua influencia na hora do parto. É verdade?”

Resposta: Pode ser que sim, pode ser que não. O que temos de concreto é que, por enquanto, não há comprovação científica que ligue as duas coisas.

“Parto normal alarga a vagina? Minha vida sexual vai acabar depois que o bebê chegar?”

Resposta: Vamos por partes, pode ser? O parto normal, se for bem feito, não deixa sequelas na região da vagina. Ela, inclusive, é elástica e o corpo da mulher é naturalmente preparado para que um bebê saia por meio dela. Porém, durante a gestação, por causa da expansão do útero, há um certo afrouxamento da musculatura abdominal, que pode afetar um pouco o orgasmo feminino. Mas com algumas atividades físicas e alimentação balanceada (consulte seu obstetra sobre isso), tudo volta ao normal.

O que ocorre no parto normal em si não modifica a vida sexual de ninguém. O que pode acontecer é uma diminuída na frequência. Afinal, agora tem mais uma pessoinha fazendo parte da rotina da casa.

“Falando nisso, quando posso voltar a ter relações sexuais após o parto normal?”

Resposta: O ideal é que seja pelo menos 40 dias depois, para dar tempo da região cicatrizar. E nas primeiras vezes, vá com calma e cuidado.

“E quando posso voltar a dirigir?”

Resposta: Espere uns 10 dias antes de pegar no volante. Como, no parto normal, a mulher perde bastante sangue, é capaz de sentir fraqueza e/ou alguma tontura.

“Ganhei muitos quilos na gestação e quero voltar à academia assim que possível!”

Resposta: Calma! Primeiramente, a mulher tem o tempo que ela quiser para voltar à forma. Sem pressões, o que importa é que seu bebê esteja bem. Mas se os quilinhos a mais te incomodam, o tempo de espera é de 1 mês (porém, é melhor confirmar com o seu obstetra).

“Ah, mas posso voltar à rotina mais rápido, certo? Ouvi dizer que é muito mais rápido que quem faz cesárea...”

Resposta: No parto normal, a lesão dos tecidos é menor, então a recuperação é, sim, mais rápida. Mas nada de atropelar as coisas: o descanso da nova mamãe deve ser de mais ou menos 45 dias.

Outras dúvidas serão respondidas em breve, então fique atenta ao Facebook das Lojas Denguinho que divulgaremos lá quando sair a segunda lista de dúvidas sobre parto normal!