puericultura-lojas-denguinho

Os primeiros anos de vida são fundamentais para qualquer pessoa. É nessa fase que conhecemos o mundo e nossas habilidades começam a ser desenvolvidas e, por isso, é importante que vocês, pais ou responsáveis, tenham um cuidado especial com o bem-estar da criança. Afinal, muito do que é realizado nessa fase poderá refletir em sua vida adulta. Durante os primeiros anos de vida, o progresso é diário, com o bebê se desenvolvendo à medida que são estimulados e é com o objetivo de acompanhar essa evolução da melhor forma que a puericultura surge. 

Você já ouviu falar em puericultura antes? Sabe o que ela significa para a saúde do seu filho? É o que veremos a seguir. Confira!

O que é a puericultura?

A puericultura nada mais é do que a promoção e proteção da saúde das crianças por meio de um acompanhamento integral, enxergando a criança como um todo; como ela está se desenvolvendo, tem suas particularidades e individualidades. A puericultura é uma das muitas especialidades médicas da pediatria, que leva em consideração não apenas a criança em si, mas sua família, meio de convivência e entorno, analisando-a biologicamente, psicologicamente e culturalmente. 

Como funciona?

Durante as consultas de rotina, o médico pediatra observa a evolução da criança, questionando aos pais ou responsáveis sobre as atividades comuns da criança, analisa reações a estímulos e realiza alguns exames clínicos. Quanto mais nova for a criança, maior o acompanhamento, devido à sua fragilidade e vulnerabilidade. 

Ações preventivas da puericultura

Bem-estar: na puericultura, a higiene corporal e estrutural do lar (saneamento básico, espaço físico e segurança) são fatores analisados para garantir o bem estar da criança. Ainda, é analisada a prática de atividades físicas e de lazer adequadas, que podem incluir, por exemplo, condições de transporte, como a segurança (uso de cadeirinhas ou carrinhos de bebê) e também o conforto da criança (bebê conforto, mobília e brinquedos adequados à idade). 

Doenças: a puericultura também acompanha o processo de vacinação, prevenção e detecção de possíveis problemas de saúde, garantindo que a criança se desenvolva da forma mais saudável possível.

Psicológico:  um dos fatores mais importantes do acompanhamento infantil é a capacidade de lidar com problemas emocionais. Durante o crescimento, é normal que as crianças passem por problemas emocionais, devido às mudanças. É papel da puericultura aconselhar os pais e responsáveis a como lidar com tais dificuldades, como socialização e desenvolvimento escolar.

Crescimento e desenvolvimento: o acompanhamento de crescimento e ganho de peso da criança são importantes para garantir a evolução saudável e prevenir problemas como sobrepeso ou obesidade. Ainda, nessa fase é aconselhado o uso de brinquedos e outros acessórios infantis para auxiliar no desenvolvimento do raciocínio, habilidades motoras e cognitivas. Por exemplo, móbiles podem estimular o tato, chocalhos podem estimular percepções auditivas, enquanto produtos de puericultura pesada, como triciclos, podem incentivar a autoconfiança e a individualidade.

Alimentação: a orientação sobre cuidados alimentares é essencial para a saúde infantil; isso inclui desde os melhores alimentos que devem ser oferecidos levando em consideração fatores como idade e peso, até a melhor forma de incentivar esses hábitos saudáveis no dia-a-dia. O uso de acessórios infantis, como mamadeiras, cadeiras de alimentação e babadores pode ajudar a transformar a hora da refeição em um momento prazeroso para a criança.

Não deixe de procurar um pediatra e levar seu filho às consultas de puericultura.

Aproveite cada consulta para tirar suas dúvidas e aprender sobre as melhores práticas para a saúde e desenvolvimento do seu bebê; dessa forma, você garante todo o cuidado e qualidade necessária para o futuro da pessoa mais importante da sua vida. 

A Denguinho trabalha com as melhores marcas e oferece uma linha completa para auxiliar o desenvolvimento do seu filho em todas as fases de sua vida.

Conheça a linha de puericultura da Denguinho aqui.

Links Relacionados

Dicas de alimentação para o seu bebê de até 1 ano

Dicas para aliviar a cólica do bebê

Qual é a melhor banheira para o bebê